12.14.2011

O sentido da vida (ou a falta dele)


















The Uncertainty Principle. It proves we can't ever really know... what's going on. So it shouldn't bother you. Not being able to figure anything out. Although you will be responsible for this on the mid-term. (Larry Gopnik)

Todos ou quase todos os filmes dos Coen lidam com indivíduos comuns agarrados à pacatez das suas vidas que se vêem envolvidos em situações extraordinárias que jogam com o destino de forma arbitrária. Neste sentido o cinema da dupla trata da aventura humana observada pelo prisma da estranheza. Não é pois de estranhar que a sua primeira obra tenha sido um neo-noir, Blood Simple (1984), pois se há género que assenta na manipulação do protagonista por forças obscuras (que tantas vezes assumem as formas de uma bela mulher) é este. A perplexidade das personagens garante o sorriso mais ou menos desconfortável do espectador e a filosofia assegura o impacto diferente das suas obras.
Relativamente à filmografia de Joel e Ethan Coen não existem títulos que morem tanto na filosofia como The Big Lebowski (1998) e A Serious Man (2009). Jeff Lebowski é alguém que se está a marimbar para um sentido para a vida que esteja além da contemplação da carpete que ocupa o centro da sala, da qualidade dos White Russians que ingere (independentemente de quem os prepara), ou da companhia necessária a uma partidinha de bowling. Lebowski não se inscreve na categoria de "homem sério" que não impedirá que Lawrence Gopnik, no filme com o mesmo título, seja uma vítima dos caprichos do destino como ele. A Serious Man faz parte da categoria de filmes dos Coen onde as dimensões de realidade e fantasia nos surgem bem separadas. Isso é fundamental para que o espectador mantenha uma atitude de humildade determinante para perceber também onde passa a linha que demarca o drama do riso. Gopnik é alguém que sempre levou uma vida de acordo com o que lhe ensinaram ser o correcto, e de um dia para o outro assiste ao desabar de tudo aquilo em que acreditava.
O que fazer? (pergunta ainda a canção dos Jefferson Airplane que se escuta durante o filme: «When the truth is found to be lies/ and all the joy within you dies»). Gopnik é ultrapassado pela sequência de eventos que constituem "o mistério da vida" que deverá aceitar até ao fim. O princípio da incerteza de Heisenberg que ele sabe explicar nas aulas de Física torna-se filosofia prática. Porque as coisas são como são e porque a vida é como é; e a matemática só em medida relativa explica o incompreensível. Aceitar isto exige que sejamos humildes, já o disse atrás, e a recompensa limita-se a 100 minutos de prazer intelectual. Para quem veja nisto o suficiente.

Arquivo do blogue