3.21.2007

Retrato de uma senhora




















Fur, Uma Biografia Imaginária de Diane Arbus, é (perdoem a violência da expressão) uma piroseira que primeiro veste casaco de peles, para no final passar a usar casaco de pêlos. Eu explico. No início do filme, após ficar estabelecida a promessa da nudez de Nicole Kidman (deficitariamente cumprida; de que é que estavam à espera?), a ficção recua cerca de três meses para dar a ver a vida frustrada de Diane Arbus, filha de um rico lojista que vende casacos de luxo limitada aos papéis de fada do lar e de assistente do marido, o fotógrafo Allan Arbus. Tudo se altera quando a "bela" Arbus conhece o vizinho de cima, "monstro" hirsuto que lhe abrirá as portas do submundo de freaks amplamente documentado na obra da fotógrafa, por quem Diane se irá apaixonar e que a mesma irá tosquiar, de cima (por todos os lados e) a baixo, longos momentos antes de os dois se deitarem. Da montanha de cabelo daí resultante, o outrora "monstro" (onde passamos a reconhecer o actor Robert Downey Jr.) produz inovadora peça de vestuário, um casaco de pêlo, que deixará à Diane amada antes de avançar mar adentro - em registo de poético suicídio. Já é suficientemente mau, ou querem mais? É que Diane Arbus, decididamente, não fica bem nesta biografia imaginária. A senhora e a artista mereciam muito melhor.

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