3.27.2012

Marcados para o resto da vida



O diário deixado pela prostituta que morre no início na sala de parto. As tatuagens visíveis de alto a baixo no corpo do motorista Nikolai (Viggo Mortensen). Os factos narrados em tempo presente pelo filme de David Cronenberg. Todo um emaranhado de histórias de violência que cercam os que delas fizeram parte ou que passam a fazê-lo ao se chegarem àquele universo: o da mafia de leste a operar em Londres. A violência está de algum modo centrada sobre as mulheres, suas principais vítimas, excepcionalmente espectadoras cúmplices como no caso das matriarcas russas que sabem do que se passa mas mantêm-se fora dos espaços onde os crimes têm lugar: becos, prostíbulos, baldios ou saunas. Aquelas que dão a vida são também quem maiores riscos corre de a perder. A principal tragédia de Eastern Promisses é o desbaratar do potencial da juventude, e aqui regressamos às passagens do diário que são lidas no decorrer do filme. A dado momento tudo o que é possível fazer passa por sobreviver de memórias até ao dia seguinte. Por isso é que o nascimento da criança que virá a ser adoptada pela enfermeira Anna (Naomi Watts) é tão significativo. E mais significativo o facto de para ela existir uma promessa diferente de futuro. Uma promessa gerada a ocidente.

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