2.05.2007

O meu voto

Para algumas pessoas que me conhecem, o facto de eu ir votar SIM no próximo domingo pressupõe mudança de opinião da minha parte. Mudança de intenção de voto, sim. Mudança de opinião, não. Após o inevitável (re)exame de consciência (não se tem afinal falado de outra coisa), achei que devia separar a minha posição em relação ao aborto (algo que não está a ser referendado; sou em princípio sempre contra) da imposição de uma obrigação sobre todos os outros. Achei que neste assunto, por ser dos mais delicados que existem, tinha de novo que fazer uso de uma máxima que aprendi no cinema - com A Regra do Jogo, de Renoir - e que nunca me canso de recordar: "todo o mundo tem as suas razões!" Voto SIM para permitir que as mulheres e os homens deste país decidam sobre um assunto que só a eles e às suas consciências diz respeito. Eles que decidam: se possível a dois... Eles que aprendam a viver com as consequências das suas razões. Sim?

Arquivo do blogue