12.06.2010

Os 10 melhores filmes estreados em 2010

A Radar já fez saber quais os seus discos do ano. Eu começo pelos filmes.












1. Presente de Morte (The Box), Richard Kelly











2. Greenberg, Noah Baumbach












3. Não Minha Filha, Tu Não Vais Dançar, Christophe Honoré










4. Noite e Dia, Hong Sang-soo












5. Tudo Pode Dar Certo, Woody Allen










6. Alice no País das Maravilhas, Tim Burton












7. Polícia Sem Lei, Werner Herzog










8. O Escritor Fantasma, Roman Polanski












9. A Religiosa Portuguesa, Eugène Green










10. O Mensageiro, Oren Moverman


O ano foi fraco no que se refere a encontros marcantes na sala escura. Quantos destes filmes manter-se-ão relevantes daqui por uns anos? Arrisco que talvez apenas os dois primeiros. Convém lembrar que Um Profeta, de Jacques Audiard, estreou a 31 de Dezembro de 2009. Na altura suscitou-me pontuais reservas; hoje tenho grande vontade de o rever (e já anteriormente defendi que isto para mim é mais significativo do que qualquer outro instinto; o desejo de rever determinado filme, seja na sala seja em casa). A passagem pelo espaço dedicado ao cinema no portal SAPO não deixa antever a necessidade de mudar a lista (desta vez não haverá surpresas guardadas para o último dia de 2010, a não ser que os distribuidores alterem as datas previstas). Eu gosto de listas.

Arquivo do blogue