12.28.2006

This is hardgore





















Nancy Pelosi, é a nova presidente da Câmara. Hillary Clinton, provavelmente, será a próxima presidente. Isso deixa muitas pessoas esperançosas: estaremos melhor com as mãos de mulheres nas alavancas do poder. O que o sr. acha?
Não conheço nenhuma política mulher americana que diria algo tão estúpido. Mulheres no poder são exatamente como os homens. Como senador, meu avô se opôs ao sufrágio feminino com base em que, conhecendo as mulheres, tudo que elas fariam era tentar se esfaquear umas às outras. Ele estava absolutamente certo, ao menos durante sua primeira geração de eleitoras. Eu não coloco as mulheres num pedestal.

É surpreendente abrir suas últimas memórias e ver que este romancista erudito escreve tanto sobre os filmes e Hollywood. Por que os filmes são tão importantes para o senhor?
Bem, Hollywood é a nova ágora. E não digo isso aprovadoramente. Mas os filmes são a única coisa que as pessoas conhecem em comum. Minha geração foi criada em cinemas. Atrás de orientação, ou você ia à igreja ou aos cinemas. Somos absolutamente ignorantes de tudo o mais. Existirá algum americano que não saiba quem é Elizabeth Taylor? Será que algum americano ouviu falar de Catarina de Médicis? Pelo menos não escrevi minhas memórias em termos de beisebol. Seria ainda mais humilhante.

Esta, então, é a Era de Hollywood?
Sim. E é uma era horrorosa.

O sr. menciona no livro que quando Howard, seu companheiro de tantos anos, estava em seu leito de morte, o sr. o beijou nos lábios pela primeira vez em décadas.
Pela primeira vez na vida.

Por quê?
Você caiu na armadilha americana em que todo relacionamento é supostamente sexual. Venho palestrando para os britânicos sobre isso há anos. Eles ficam muito zangados quando chego a Bloomsbury, onde todo o mundo transava com o marido ou a mulher ou o filho alheios. O incesto não era desconhecido; aliás, era considerado um ponto alto na escala. Eu não poderia me importar menos. Se é isso que as pessoas querem fazer, não é problema meu. Para mim, é muito difícil viver com alguém a vida toda só para fazer sexo. É uma loucura. O sexo está em toda parte. Ninguém precisa sair caçando. Um relacionamento é algo diferente. Quando falo assim, isso não é muito apreciado em círculos gays. Eles querem ser um sexo totalmente novo. Bem, a homossexualidade, como a heterossexualidade, é apenas uma parte do comportamento comum dos mamíferos. Ela não tem a menor importância num relacionamento de toda a vida. Seja como for, quem pode jurar pela monogamia por 70 anos?


Entrevista com Gore Vidal, 81 anos, a pretexto da publicação recente do seu segundo livro de memórias, Point to Point Navigation. No Estado de S. Paulo. Não se fiquem pela amostra!

Arquivo do blogue