11.22.2012

Conta, peso & medida





Na casa dos meus pais houve muitos anos uma empregada residente que se ocupava de nós até que ambos chegassem juntos do trabalho, e que assegurava, por exemplo, pesando o prato de cada um, que nenhum dos três comia menos que os outros irmãos, seguindo critérios da dona da casa. Aplico-os agora à leitura destes livros, dispensando atenção repartida e semelhante pelas suas páginas. Afinal diz-se que só os melhores se equivalem e assim, fazendo um agrado à memória materna, traduzo igualmente na prática o sensato exemplo da voz corrente.


Por isso te digo que não te perturbes, nem tenhas remorsos dos teus sentimentos. Desde a Grécia clássica e passando por Freud, por mim, por ti, e pelos muitos que hão-de vir, o viver é um encadeamento de «assassinatos» que felizmente se não cometem.

JRdC

Tudo se desmoronou? Não. Como nos livros de Astérix, uma pequena aldeia resiste ainda e sempre ao invasor, a da amizade (que é o mais elevado modo de amor). E a da família, essa particular espécie de amizade. Sobre tão frágil e melancólica pedra, ou sobre o que dela resta, "construirei a minha igreja".

MAP

Arquivo do blogue