9.17.2012

As marcas autorais
























É tentador pensar até que ponto Caos Calmo (2008) será um filme mais de Moretti (que assina o guião com duas outras pessoas, e o protagoniza) do que de Antonello Grimaldi, o verdadeiro realizador, assim como noutro exemplo podemo-nos questionar sobre se a influência tida por Clint Eastwood em Na Linha de Fogo (1993), de Wolfgang Petersen, terá ido além do facto de Eastwood ser o actor principal?
Infelizmente a consistência de tais pensamentos fica-se pelo delírio próprio da cinefilia, que se justifica apenas pelo enorme carisma das personas cinematográficas de Nanni Moretti e Clint Eastwood, autores que tantas vezes, e ao mesmo tempo, consolidaram as suas marcas autorais em frente e atrás das câmaras.
Particularizando em Caos Calmo, e com base nas entrevistas que compõem os extras ao filme, fica a ideia de que Moretti só não o terá realizado por haver antes O Quarto do Filho (2001), com as profundas semelhanças que existem entre os dois projectos. Mas diga-se também que as palavras de Antonello Grimaldi dão conta de uma pessoa que soube controlar os resultados de Caos Calmo e os eventuais impulsos de Moretti de o tornar mais seu (segundo Grimaldi, Moretti, por exemplo, usa e abusa do número de takes, ou "txaques" como eles dizem).
Grimaldi é um profissional como, aliás, o é também Wolfgang Petersen, e só por uma questão prática arrumo os dois filmes por "autor" em vez de realizador.

Arquivo do blogue