9.04.2012

A flor eterna


















O Fiel Jardineiro/ The Constant Gardener (2005) retrata o trajecto de um adulto que se torna homem pela intervenção da mulher por quem se apaixona, mas só depois de a ter perdido para sempre. O percurso não é óbvio, apesar de ser menos confuso do que parece. Quando Justin (Ralph Fiennes), pacato diplomata que se mostra mais preocupado com as suas plantas do que com o destino do mundo, dorme pela primeira vez com Tessa (Rachel Weisz), que conhecera numa conferência sobre política externa em África, agradece-lhe como se a mulher o tivesse despertado para o que significa "sentirmo-nos vivos".
Seguem juntos para o Quénia, já na qualidade de marido e mulher, e algum tempo depois é comunicado a Justin o homicídio de Tessa e de um acompanhante, em circunstâncias que levam a crer no adultério da mulher. Um terço do filme joga-se entre a mágoa deste homem reservado e as recordações dos seus momentos com Tessa: da intimidade estabelecida e aparentemente traída. A segunda de três partes trata das consequências das investigações de Tessa sobre a actividade corrupta dos grupos farmacêuticos em África, que usam populações inteiras como cobaias de medicamentos em fase experimental, quando não as entompem com drogas que prescreveram a validade.
Quando Justin tem a prova (uma carta por ela escrita) de que Tessa lhe fora sempre fiel, tendo apenas manipulado os avanços de um colega de Justin para obter provas da conivência das autoridades britânicas para com as más práticas das grandes farmacêuticas, Justin passa a ter por único propósito completar o trabalho que Tessa não chegou a fazer, procurando redimir-se do facto de ter posto em causa a fidelidade da mulher.
Justin torna-se finalmente um homem, no sentido em que persegue uma justiça que o transcende e se dirige para a morte certa como último e eterno destino. Uma vez assegurada a denúncia indesmentível dos responsáveis, resta apenas a Justin o desejo de “voltar a casa”, o reencontro “algures” com Tessa. A mulher que lhe mostrara um sentido para a vida, deu-lhe também um propósito para morrer. O jardineiro entrega-se a uma fidelidade sem tempo à mais preciosa das flores.

Arquivo do blogue