9.17.2007

Livre relação de ideias e de afectos










Charles Linehan dirige em Londres a sua própria companhia de dança contemporânea desde 1994. De entre as várias coreografias até hoje apresentadas encontra-se Disintegration Loops que usa música de William Basinski. Basinski, já aqui algumas vezes notado, é um compositor norte-americano da área da música experimental cujo trabalho de maior fôlego - apresentado em quatro CD's comercializados em separado - intitula-se precisamente The Disintegration Loops: música que parte da recuperação de loops bucólicos e serenos registados em fita magnética nos anos 80, que Basinski veio a tratar digitalmente décadas depois, para assistir ao progressivo "desaparecimento" dos sons ali à sua frente. O fenómeno surgiu então como conceito que presidiria ao próprio trabalho, mas a história não termina aí. Uma vez os loops tratados e ordenados de acordo com a sequência que a edição em CD documenta, Basinski apresentaria esta música a um grupo de amigos no seu terraço de Nova Iorque, na manhã de 11 de Setembro de 2001. Foi então que os presentes, estupefactos, acabaram confrontando-se com o registo da desintegração dos sons acompanhada do surpreendente desmoronamento da paisagem nova-iorquina (documentado nas fotos de capa dos discos) tal como o mundo a conhecia e onde grande parte de nós se reconhecia. Era disto que tratava o post da passada semana, que usava imagem da coreografia de Linehan. Fica explicitada a relação para os eventuais curiosos.

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