8.17.2009
It’s Mann’s world
We want to hurt no one. We’re here for the bank’s money, not your money. Your money is insured by the government, you’re not gonna lose a dime. Think of your families. Don’t risk your life. Don’t try to be a hero.
O diálogo é retirado de Heat (1995), título que encontramos a meio da filmografia de Michael Mann, embora com pequeníssimos ajustes pudesse ser utilizado no Public Enemies (2009), do mesmo realizador, recentemente estreado: John Dillinger, interpretado por Johnny Depp, chega a perguntar ao gerente do banco, durante um assalto, se este prefere tornar-se num “living coward” ou num “dead hero”. Mann escreveu Heat sozinho, e repartiu as responsabilidades do argumento de Public Enemies com Ronan Bennett e Ann Biderman. O facto não impede Public Enemies de ser um filme de Mann até ao tutano, que recicla temas, figuras e situações de Heat, transpostas agora para a idade de ouro dos gangsters e para uma história verdadeira (resultado da adaptação do livro Public Enemies: America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933–34 de Bryan Burrough). No cinema de Michael Mann, e no que representa actualmente cerca de metade da sua obra, correm dois trajectos paralelos que correspondem a um desejo partilhado. O mundo dos polícias e dos ladrões preenche-se sobretudo pelas companhias masculinas, e o carácter imprevisível das actividades adversárias pressupõe a incompatibilidade com outros vínculos duradouros. Michael Mann filma sobre uma linha de tensão entre a liberdade e o compromisso, mostrando o fascínio do ilícito, a adrenalina e o luxo relacionados com a actividade criminosa de grande escala, mas é igualmente romântico quando filma a mulher (certas mulheres, a mulher certa) como destino último do homem, no que também assume um grau de fatalismo. Mann é um nostálgico da cumplicidade masculina, algo com a qual interfere a presença feminina quando não é apenas decorativa. Os heróis de Mann sentem-se mais vivos na companhia uns dos outros, e há nisto um efeito de resistência à entrada na idade adulta padronizada pelas suas várias responsabilidades. Mann identifica-se claramente com a liberdade e a vertigem implicadas pelo jogo do “gato e do rato”, e chega a gerar empatia entre figuras de lados opostos do crime. Em Heat parte da construção era feita no sentido de identificar as naturezas de Neil (Robert De Niro) e Vincent (Al Pacino), e o processo volta a repetir-se em Public Enemies com as personalidades de Dillinger e de Melvin Purvis (Christian Bale), que o persegue com igual determinação. Há inclusive aquela cena no momento em que Dillinger é capturado e Purvis visita-o na cela temporária, que recorda a conversa no café entre De Niro e Pacino, na repetição de promessas desafiadoras por homens dispostos a tudo. Os heróis de Mann são Peter Pans (frequentemente) armados até aos dentes. O cinema de Michael Mann assume a função de escapismo adulto do espectador de cinema, que por definição é um ser nostálgico.
Arquivo do blogue
-
▼
2009
(484)
-
▼
agosto
(52)
- The taking of Sylvian 123
- Basinski's lunchbox
- Bernd Friedmann é Burnt Friedman
- Newton vs. Almodóvar
- O superlativo da beleza
- Kill Hitler
- Setembro é o melhor dos meses
- Tatuagem
- Assim como assim
- já a seguir
- Sporting mais pobre
- O gladiador
- O meu onze para Florença
- Best I've ever Ad
- 20 valores
- Agente Gross se faz favor
- A melhor juventude
- Uma tarde a ouvir sem sobressaltos
- Da excelência crítica que olha a música de dentro ...
- Em nome da sobriedade
- Rezo a todos os santos
- Nas lojas a 28 de Agosto*
- Menina do mar
- Olha o papagaio
- Lendas urbanas
- Um feixe de luz
- Como sempre basta vencer
- Homens que gostam de actrizes
- Bizarre love triangle
- Everytime they sing goodbye
- O silêncio dos inocentes
- Sobre "Tony", a primeira curta-metragem de Bruno L...
- It’s Mann’s world
- Greetings
- 15 movies that I will always remember
- Collector's item
- Brothers in charms (Fire in the Forest Tour 03/04)
- Missão imaginária
- Escrito na pele
- Bello na despedida
- Em reposição
- Porque gosto de rosas
- Flores para um amigo
- Felinos
- A felina
- Série. B
- As férias do exterminador
- Sempre convosco
- When Poets Dreamed of Angels
- Máquina do tempo
- "I'll take care of you."
- Anatomia de Gray
-
▼
agosto
(52)