9.22.2011

Um feitiço do tempo


















Meia-noite em Paris é uma fantasia movida a romantismo e nostalgia. O filme de Woody Allen é de uma total legibilidade, no que constitui o seu principal mérito e relativa limitação. O plano da realidade dentro do filme é modesto, se exceptuarmos o casal de neo-cons que encara com desagrado o casamento da única filha com o protagonista, Gil Pender (Owen Wilson). É aliás do pai uma das melhores tiradas de Meia-noite em Paris, quando confrontado com as viagens ao passado do então ex-futuro genro a quem manda dizer "hello to Trotsky".
Já o plano da fantasia, que remete para exemplos do cinema americano de outra era, nem tão longínqua quanto isso, exuberantes de imaginação e delírio, como são a saga Back to the Future (1985-1990) e O Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993) de Harold Ramis, resulta por vezes em cheio embora mantendo-se a tal legibilidade por inteiro, e as figuras icónicas da Paris anos 20 serem umas mais caricaturais que outras, talvez demasiado reféns do estereótipo: estou a lembrar-me da personagem Ernest Hemingway (na imagem, ao centro), que não deixa por isso de ter outra das melhores falas a registar, uma "baboseira" em que apetece a alguns de nós, homens, acreditar, e que passo a citar: All men fear death. It's a natural fear that consumes us all. We fear death because we feel that we haven't loved well enough or loved at all, which ultimately are one and the same. However, when you make love with a truly great woman, one that deserves the utmost respect in this world and one that makes you feel truly powerful, that fear of death completely disappears. Because when you are sharing your body and heart with a great woman the world fades away. You two are the only ones in the entire universe. You conquer what most lesser men have never conquered before, you have conquered a great woman's heart, the most vulnerable thing she can offer to another. Death no longer lingers in the mind. Fear no longer clouds your heart. Only passion for living, and for loving, become your sole reality. This is no easy task for it takes insurmountable courage. But remember this, for that moment when you are making love with a woman of true greatness you will feel immortal.
Meia-noite em Paris resulta em absoluto no apelo ao senso comum, usando de frequentes lugares-comuns, das imagens iniciais da capital francesa até ao traço dos bonecos da sua féerie. Falta-lhe um pouco de mistério, elemento decisivo para que fosse mais que um divertimento inteligente que se vê e se esquece.

Arquivo do blogue