3.10.2011

Optimus na caminha


























O título do DVD, Everywhere But Home, se por um lado constata uma evidência, a de que os concertos apresentados em substância (4) aconteceram fora dos Estados Unidos (Canadá, Irlanda e Islândia), pode por outro também exprimir o desejo de regressar a casa que chega a todos os músicos que andam na estrada. Foi com isto em mente, a juntar ao comodismo e à ocasião de me ter cruzado com este registo generoso dos Foo Fighters, e ainda recuperando a feliz formulação do nosso lançador do peso, Marco Fortes, que afirmo que o Optimus Alive (os Foo Fighters são cabeças de cartaz da edição deste ano) é bom é próximo da caminha.
No sossego de casa, servido pela dinâmica e atenta realização de Maurice Linnane, servindo-me alguns shots de Jim Beam, pude receber a intensidade dos Foo Fighters no palco, concentrada, verdade seja escrita, nos dois elementos mais carismáticos: Dave Grohl, um não tão impressionante vocalista e guitarrista como quando encarna o espírito do rock atrás da bateria, e o baterista Taylor Hawkins, que não tendo os recursos e a escola de Grohl cumpre totalmente o que os temas dos Foo Fighters exigem: um balanço de cruzeiro muito Cheap Trick e um encadear de canções com energia e identificação entre elas como num concerto dos Ramones. O principal mérito do som dos Foo Fighters é a eficácia. Quando Dave Grohl quer maiores desafios nunca lhe faltou companhia para vivê-los. Um concerto dos Foo Fighters é uma festa, que graças a este DVD podemos decidir tornar privada.

[... e um pequeno extra que não faz parte do DVD, mas que motiva durante o concerto um comentário de Dave Grohl a propósito do vídeo ter sido recusado pela televisão norte-americana]:

Arquivo do blogue