7.15.2010

Sporting pós-estágio 2010/11

O estágio do Sporting em Evian-les-Bains concluiu-se ontem com uma clara derrota por 4-2. Jogou Sporting (A) contra Paris St. Germain (B) na primeira parte, que terminou com o empate a dois golos. O PSG (A) limpou o Sporting (A+B) na etapa complementar por dois golos sem resposta. Vi todos os três jogos do estágio e o de ontem foi aquele onde notei menor concentração competitiva por parte dos nossos. Pode ser cansaço acumulado, os jogadores tinham já um semblante carregado quando jogaram e empataram com o Nice. Paulo Sérgio andará a imprimir ritmo elevado nesta fase da preparação. Aguarda-se pelos resultados. Antes disso, algumas impressões:
1) É urgente a contratação de um guarda-redes de qualidade. Se as equipas se constróem de trás para a frente, estamos mal logo a começar. Patrício é bom mas não serve para titular inquestionável. Não mostra confiança a sair dos postes e na pequena área come-as todas. Enquanto não chega alguém, prefiro o Tiago.
2) Polga é a personificação do trauma na defesa leonina. Mais do que os outros, nunca se restabeleceu das cabazadas com o Bayern e continua irreconhecível. Se é para jogar com Carriço, é melhor Tonel. De Torsiglieri pouco se viu. Não é tosco. Mostra calma e vontade de rematar. Já Nuno André Coelho revela ser boa contratação. Igualmente alto e igualmente não tosco (a preocupação com atletas de mais de 1.90m). Gosta de sair com a bola controlada e tem qualidade de passe. Foi experimentado a trinco mas é claramente melhor no centro da defesa.
3) Evaldo é valor seguro muito próximo de estar completamente adaptado. Sabe usar o corpo, sobe bem e é tecnicamente evoluído. Grande aquisição. João Pereira anda um pouco deslumbrado e aquela rebeldia necessita sentir o peso da autoridade. Alguém precisa de lhe meter na cabeça para para ser grande jogador é preciso estatura profissional e evitar a arruaça pelos mínimos motivos.
4) Temo que se esteja a tentar fazer de André Santos um Moutinho à força. Ele é aposta clara de Paulo Sérgio para a construção do jogo leonino e revela melhor condição física que Maniche. Sabemos bem que quando o coração não aguenta a cabeça deixa de pensar. Precisamos de maturidade no meio-campo, sobretudo para salvaguardar a eventual saída de Miguel Veloso e também nova época a meias-tintas de Matías Fernández. Izmailov está no estaleiro e não se sabe se fica. Vukcevic é um talento que só sabe jogar sozinho, ou então um incompreendido. Tem pormenores de enorme jogador que se esgotam no instante seguinte. Precisa urgentemente de Liedson na equipa e de outro avançado (novo reforço!) que responda ao seu faro. Que reaja mais depressa que ele.
5) Gostei de Valdés imediatamente. Um jogador com o nível deste chileno disfarça a falta de ritmo trazendo o jogo da equipa para a dinâmica que está ao seu alcance. Costinha fez boa escolha. Pongolle que tem entrado junto com ele, anda a querer mostrar trabalho. E vai mostrá-lo.
6) Gostei muito de Diogo Salomão. É atrevido, tem velocidade e gosta de rematar. Para mim a grande revelação deste estágio. É ainda bastante novo e estes indicadores podem seguir direcções opostas. A da confirmação sustentada ou a da eterna promessa (caso Djaló). Quero muito acreditar no primeiro cenário. Diamante já não totalmente em bruto para Paulo Sérgio prosseguir delapidando.
7) Postiga é jogador da bola que não convence no papel de homem golo. Rei no último passe e plebeu de frente para a baliza. Liedson é craque (dois em um) mas não chega. Na posição mais valorizada do onze o Sporting precisa de fazer um esforço decisivo. Falhar nesta contratação não é sequer hipótese.

Continua domingo.

Arquivo do blogue