7.02.2009

United flavours of Basinski





















All the windows are open. The sound is spreading all over downtown Brooklyn mixing with the helicopters, sirens, pot smoke and fireworks...

Nada tenho a acrescentar ao que aqui já escrevi sobre William Basinski. Por outro lado, o surgimento de mais um disco que actualiza para ele e para nós parte do arquivo, leva a que deixe esta nota de entusiasmo. 92982 é, em minha opinião, o registo perfeito para iniciados. As peças são "curtas", o que permite tomar contacto com as nuances discretas dos loops processados por Basinski, em exercícios de menor exigência de concentração. O ouvinte experimentado há muito que se libertou deste tipo de pressão, largando os sons à sua total liberdade expressiva. Se prestarmos atenção à capa do CD, damos conta da subdivisão de um dos elementos em pequenos outros. É a chave desta edição, mais do que de qualquer outra ópera basinskiana. O músico recorre novamente aos arquivos para acrescentar actualidade ao que era passado. E quando se refere aos sons que o rodeavam na noite em que revisitou o material que aqui apresenta de alguma maneira transformado, nós juramos escutar o que Basinski terá ouvido na altura. Os seus discos produzem uma espécie de sortilégio nos que os apreciam. Ao seu particular modo, William Basinski é um prosaico feiticeiro que lida com a matéria, devolvendo-a após tê-la sujeitado a um processo de refracção sonora: que fascina.

Arquivo do blogue