8.10.2010

Amon à morte


























Os suecos Amon Amarth tocaram em Lisboa em Outubro de 2007. Escutei ecos entusiásticos de quem esteve no concerto do Coliseu e li promessas escritas na Net que falavam em não dar descanso ao "moinho" até que o pescoço desse de si. Eu só cheguei aos Amon Amarth em 2010. Entrei pelo Fate of Norms adentro e senti-me em casa aos primeiros acordes do tema-título. Quando se gosta de uma música dos Amon Amarth, descobri depois, gosta-se de todas. Comprei em seguida o Twilight of the Thunder God, que tem uma capa graficamente mais elaborada, embora a essência do som da banda se mantenha como dantes. É claro que eu queria vê-los ao vivo tão rápido quanto possível, e a descoberta do triplo-DVD Wrath of the Norsemen respondeu generosamente às minhas preces. São mais de 7 horas de Amon Amarth, das quais descasquei ainda apenas duas. Registos feitos em cima do álbum que conheço melhor, Fate of Norms, o que só reforça o impacto do primeiro encontro. A realização do concerto que abre esta edição da Metal Blade (ocorrido na cidade alemã de Colónia) é competente dentro de parâmetros médios de exigência, mas mais importante que isso é a sua reprodução integral e a tremenda qualidade sonora. Pormenor também nada despiciendo é observar que os corpos destes vikings pertencem mais ao mundo real que ao mitológico, com a ostentação sadia das protuberâncias abdominais vitaminadas por muita cerveja. É pelo menos isso que o vocalista Johan Hegg diz beber do corno que carrega à cintura de início até final da grande festa: celebração do individualismo colorida com elementos da cultura nórdica que nunca se sobrepõem ao concreto da cerimónia. O mesmo Johan Hegg dirige-se num dado momento ao público pedindo que as pessoas tenham atenção ao calor que se vive na sala (à pinha) e que respeitem no possível o bem-estar uns dos outros. Em cenário bárbaro impera o bom-senso, coisa que muito valorizo apesar dos privilégios de quem participa, no caso, a partir de sua casa.

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