10.30.2006

Obra aos defuntos




















Não pensemos, para já, se se trata de obra-prima. É o melhor Scorsese desde 1995, o que, convenhamos, é dizer quase tudo. The Departed - caso fosse correctamente traduzido daria Os Defuntos (e não Entre Inimigos, como figura nos cartazes) - acaba sendo sobre a mitologia (positiva e negativa) criada em torno daqueles que morreram, que afecta a existência dos descendentes e o modo como estes são percepcionados no contexto das organizações criminosas que funcionam como extensões das suas familias de sangue.
Sabemos que a morte é um facto incontornável na vida de todos nós. Para os personagens deste Scorsese, e uma vez mais, ela limita-se a chegar cedo e de forma quase sempre imprevista e violenta. O tempo dirá se The Departed justificará o estatuto que se antevê. Importa agora confirmar que é de uma obra de arte que falamos, prodigiosamente escrita por William Monahan, que Scorsese enquadra de modo seco e implacável. The Departed mostra pessoas que morrem frequentemente como animais. Para encontramos filme igualmente desencantado e lúcido teríamos que recuar até Mystic River, de Clint Eastwood, cuja acção tem também lugar em Boston, ocupando-se de igual modo da comunidade irlandesa aí residente. O grande cinema tem destas coincidências. Um dos filmes de 2006 mora de novo aqui. Estreia a 9 de Novembro.

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